quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crianças & Professores

DIA DAS CRIANÇAS

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data universal para comemorar o dia da criança é 20 de novembro, quando também se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Crianças.

Entre outras coisas, a declaração reconhece a todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.

Kintarō, o garoto dourado:
símbolo da força e da coragem
Mas, alguns países, adotaram outros dias para comemorar o Dia da Criança.

No Japão, por exemplo, os meninos são homenageados no dia 5 de maio, o chamado "Kodomo no Hi". Nesta época, as famílias que têm filhos, meninos, penduram flâmulas do lado de fora das casas. As flâmulas representam carpas e são símbolos de força. Além disso, cozinham bolinhos de arroz e fazem exposições de bonecos que lembram os samurais.

As meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas conhecidas como "Hina Matsuri". As famílias com filhas, organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.

Igualdade, sem distinção de raça,
religião ou nacionalidade
Na Índia, a comemoração acontece em 15 de novembro, em Portugal no dia 1º de junho e na China, em 5 de maio.

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho e este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas pelas forças nazistas
em 1943.

No Brasil, o responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.

A data só passou a ser celebrada na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção, dia 12 de Outubro, que passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.

Crescerem cercadas de um espírito de solidariedade, compreensão,
amizade e justiça
Mas o interesse superior da criança deverá ser o daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais. Com eles a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação e sua vida em sociedade.

A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.

DIA DOS PROFESSORES 

Os professores têm um papel especial no coração de cada criança e são como faróis a guiá-las principalmente nos primeiros anos de suas vidas. Suas lições, principalmente a decoberta do mundo através das palavras, permanecem para sempre.

Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado enquanto que em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

Santa Teresa de Ávila, a educadora
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), o imperador D. Pedro I, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras", regulamentando a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de descanço para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


Proteção e acompanhamento em seu
desenvolvimento físico, mental e social
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

O Ministério da Educação confirmou através do Censo Escolar 2009, que são 1,8 milhão de professores em todo o país para atender 52 milhões de alunos. Isso prova a insuficiência de pessoal e a sobrecarga que muitos profissionais acabam sofrendo.

Ganesha: o mestre Hindú do intelecto
e da sabedoria
Mas certamente é da India a mais bonita manifestação de respeito aos professores. Comemorado no dia 5 de setembro, a data não é um feriado, é considerado um "dia comemorativo", onde professores e estudantes vão para as escolas como de costume e as atividades habituais de classe são substituídas por atividades de celebração, agradecimentos e recordações.

Tradicionalmente, as pessoas na Índia têm grande respeito e estima por seus mestres. Um antigo ditado indiano, geralmente ensinado para as crianças, coloca o professor em destaque na hierarquia: "Maata, Pitha, Guru, Daivam" (A mãe, o pai e o professor... é Deus) e num outro em forma de uma parelha de versos (doha) diz: "Guru Govind doou khare kake lagon paai? Balihari guru aap ki Govind deeo batai" (Eu estou em dificuldade de saber quem saldar primeiro: o professor ou o Deus. Eu escolherei o professor porque ele é um instrumento da sabedoria de meu Deus).

Nas escrituras Hindu uma bela passagem sintetiza bem a questão: "Guru Bramha, Guru Vishnu, Guru devo Maheshwaraha - Gurusakshath parabramha tasmai shree gurve namaha", ou seja, "O professor é a santíssima trindade. O professor é a manifestação do próprio senhor".

Uma cultura que se preocupa com as crianças pensa mais sobre o futuro que o passado; 
gasta dinheiro com escolas, não com armas; consagra famílias, não feudos.
E jamais ensina seus filhos a odiarem




Nenhum comentário:

Postar um comentário